4 de julho de 2011

Decepção

- Posso lhe dizer uma coisa?
- Pois diga.
- Você nunca irá me decepcionar.
Silêncio.
- Ouviu o que eu disse?
- Ouvi sim.
- Por que o silêncio?
- Permaneci calada para não te decepcionar pela primeira vez.
- Não compreendo.
- Então te explicarei. Eu simplesmente não entendo como você pode afirmar isso. Quero dizer, sempre decepciono todos ao meu redor. Nunca alcanço as expectativas alheias... nem mesmo as minhas. Decepciono até mesmo a mim, essa é a verdade.
- Não, não. Você está errada.
- Em que ponto estou errada?
- Reforço o que disse no início: você nunca me decepcionou e nunca me decepcionará.
- Pois acabo de lhe dizer o contrário!
- Você está se referindo às demais pessoas, não a mim.
- E qual seria a diferença?
Silêncio.
- Vamos, me diga! Por que eu não sou uma decepção apenas para você?
- Bom, talvez eu esteja ligeiramente errado.
- Eu disse! Pelo menos nisso eu acerto. Sei o fracasso e a decepção que sou. Sei bem disso.
- Não, você não me entendeu.
Silêncio.
- Talvez eu esteja errado em achar que sou a única pessoa que não te vê como uma decepção.
- Não, nesse ponto você está certo sim.
- Acho que você ainda não está me entendendo. As pessoas se decepcionam quando esperam algo das outras, quando colocam muitas expectativas em alguém. A decepção acontece quando esse alguém não supera essas expectativas. Ou melhor, até mesmo quando esse alguém não corresponde, minimamente, às expectativas. Entendeu?
- Sim, eu sei bem o significado de decepção.
Risos constrangidos.
- Mas você parece não conhecer tão bem o seu significado.
- Meu significado?
- Sabe qual é o seu significado?
Silêncio.
- Você é insignificante.
Silêncio.
- E sabe por que você não é uma decepção?
Silêncio.
- Porque ninguém espera nada de você.

2 comentários:

Eugênio disse...

Muito, muito, muito bom! Excelente! O desenrolar do texto, a leitura gostosa, a estrtura...Tudo muito bom! Você escreve muito bem! Parabéns. Um dos seus melhores!

Matheus disse...

Que decepcionante :)